Como funciona o sistema de arrefecimento e qual a sua importância?

O sistema de arrefecimento é um componente essencial tanto para o bom funcionamento do automóvel quanto para preservação das diversas peças que o compõem. Apesar disso, muitos motoristas ainda não compreendem exatamente qual é a sua importância, justamente por não saberem como ele funciona.

Para auxiliar nessa questão, preparamos este post. Nele, vamos mostrar qual é a função desse sistema, como ele funciona na prática e quais cuidados são necessários para evitar que ele seja acometido por algum problema. E aí, quer tirar suas dúvidas sobre o sistema de arrefecimento? Basta continuar a leitura!

Qual é a função do sistema de arrefecimento?

O sistema de arrefecimento tem a finalidade de controlar a temperatura do motor à combustão, fazendo com que ela seja mantida entre 90° C a 110° C. Ele é responsável por manter o propulsor frio — o que evita que as peças derretam devido ao calor —, mas não tão frio a ponto de prejudicar o funcionamento do veículo.

Esse sistema é composto pelos seguintes itens:

  • radiador;
  • ventoinha;
  • mangueiras;
  • bomba de água;
  • válvula termostática;
  • sensor de temperatura;
  • vaso de expansão;
  • fluido composto por 50% de aditivo e 50 % de água desmineralizada.

Cada uma dessas peças possui um papel importante dentro do sistema de arrefecimento. A bomba de água, por exemplo, é responsável por fazer o fluido circular nas mangueiras entre todos os componentes. Já o aditivo que faz parte do fluido é usado para aumentar o ponto de ebulição ou de congelamento da água, além de impedir a criação de bolhas de ar no sistema.

Por outro lado, a válvula termostática identifica a temperatura do motor e permite — ou não — a passagem do líquido. Outro componente importante é o radiador, que faz a troca de calor entre o ar frio que fica fora do automóvel e o motor. Além dele, temos ainda a ventoinha, cuja função é ventilar o radiador.

Finalmente, temos o sensor de temperatura. Como o próprio nome indica, ele é responsável por informar a temperatura tanto do motor quanto da água do sistema, podendo levar essa informação para o painel do veículo ou para o módulo de comando. Já o vaso de expansão é, basicamente, um reservatório onde todo o fluido é armazenado.

Como funciona o sistema de arrefecimento?

A válvula termostática é a responsável por permitir que o processo de resfriamento se inicie. Isso porque é ela quem vai controlar o fluxo do líquido pelo sistema, permitindo que ele passe quando o motor esquenta e bloqueie o caminho após o esfriamento.

Assim, auxiliado pelo impulsionamento da bomba, o fluido corre pelas mangueiras, sendo levado por um caminho que passa dentro do motor e termina no radiador. Ao chegar no radiador, o líquido é resfriado por meio da troca de calor com o ar de fora. Caso a temperatura esteja muito alta, a ventoinha também é utilizada para agilizar o processo de resfriamento.

Qual a importância desse sistema?

Como você pode perceber, o sistema de arrefecimento é extremamente importante para manter a temperatura do motor dentro do padrão esperado. Por isso, quando ele não está funcionando corretamente, há um grande risco de gerar estragos em peças do automóvel. A junta do cabeçote, por exemplo, é uma das peças que costuma derreter quando o resfriamento não é feito.

Fundir o motor é outro risco severo que o motorista corre ao andar com o sistema de arrefecimento quebrado. Além de evitar esses estragos, o controle adequado da temperatura também ajuda a manter um bom desempenho do veículo, evita o desperdício de combustível e reduz a emissão de poluentes.

Quais cuidados ter com o sistema de arrefecimento?

Um dos cuidados mais importantes que você deve ter é sempre abastecer o sistema de arrefecimento com o líquido correto. Completar o fluido com água da torneira, por exemplo, é uma prática comum, mas que é muito prejudicial e não deve ser feita. 

Isso porque o líquido com a composição correta (50% água desmineralizada e 50% aditivo) altera o ponto de ebulição e congelamento da água, evitando que ela congele ou ferva. Esse fluido também evita a oxidação das peças do sistema. 

Além disso, é importante verificar com frequência o nível do líquido no reservatório, pois, caso esteja muito baixo, ele precisará ser completado. Lembrando que essa verificação não deve ser feita com o carro ligado, o ideal é desligá-lo e esperar até que o motor esfrie. 

No mais, sempre respeite as orientações do fabricante. Afinal, ele vai determinar quando o líquido precisa ser trocado ou quando a checagem do sistema deve ser feita, além de especificar qual o tipo de aditivo que deve ser usado. Quando a troca do fluído for necessária, evite fazê-la em casa. É recomendado que ela seja feita por um profissional, pois nesse momento também deve-se limpar os componentes do sistema. 

Quais são os problemas mais comuns no sistema de arrefecimento?

O vazamento de água é um dos problemas que mais acometem o sistema de arrefecimento. Em geral, ele acontece quando as mangueiras estão ressecadas ou furadas, mas, em alguns casos, pode ser até que haja furos no radiador. Outro problema frequente é a obstrução das galerias do bloco do motor. É nelas que o fluido passa para fazer o resfriamento do motor, sendo essencial mantê-las limpas.

O mau funcionamento da bomba é mais um contratempo comum que pode ser evitado. Na grande parte das vezes, isso acontece devido à quantidade de ferrugem encontrada no sistema ou até pelo enferrujamento da própria bomba. A melhor forma de evitar que isso aconteça é respeitar a composição certa do fluido de arrefecimento, sempre utilizando o aditivo correto e nunca completando o líquido com água da torneira.

Então, fique atento aos sinais que demonstram problemas nesse sistema. Quando o marcador de temperatura acende, por exemplo, é um alerta de que algo pode estar errado. Ventoinha ligando com muita frequência e por longos períodos e vazamento de água avermelhada ou azulada também são sinais que devem ser observados.

Agora você já sabe qual é a função do sistema de arrefecimento, como ele funciona e qual a sua importância para o bom funcionamento do veículo. Por isso, não deixe de tomar os cuidados necessários e fazer sempre uma manutenção periódica. Afinal, você não quer ficar parado na estrada por causa de algum imprevisto, não é mesmo?

Gostou do conteúdo e quer ter acesso a mais informações sobre esse tipo de assunto? Então nos acompanhe em nossas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.