Componentes do sistema de freios, problemas e manutenção

No post passado citamos os tipos de sistema de freios disponíveis no mercado, mas ainda tem mais. Esses sistemas possuem componentes, que podem variar conforme o modelo do freio. Segue o fio:

Lonas e Tambores: Mais utilizadas em veículos que possuem o sistema de freio a tambor, as lonas causam o atrito necessário que desacelera o automóvel quando entra em contato com a superfície do tambor. Assim como o tambor de freio, feito de ferro fundido e instalado nas rodas traseiras.

Pastilhas e discos: Usada em veículos com sistema de freio a disco, as pastilhas geram o atrito que desacelera a rotação das rodas, ao entrar em contato com os discos de freio. São peças importantíssimas, por isso o motorista deve ficar atento a durabilidade, resistência e performance na hora de adquirir os itens.

Pedal e Alavanca: Peça na qual o motorista tem contato direto e sua função é simples, acionar diretamente os freios. O veículo possui também uma alavanca, importante para o sistema, porém mais usado em caso de emergência, com uso independente (citamos no post anterior).

Cilindro Mestre e Fluido: O cilindro mestre transforma força mecânica em pressão hidráulica e acoplado a ele, há um reservatório para fluido. Esses componentes garantem que todas as partes móveis do sistema trabalhem de forma adequada.

Ao notar um certo desgaste em seu sistema de freios, você deve realizar a manutenção imediatamente para evitar acidentes nas estradas. Mas como eu sei que está na hora de visitar um mecânico? Seu veículo dará sinais, fique atento, como por exemplo: durante a frenagem, o caminhão desviará para um lado (mangueiras entupidas, êmbolos da pinça com defeito, discos empenados); barulhos estranhos quando frear; se seu veículo vibrar durante a frenagem, pedal duro ou baixo (vazamentos de fluidos), entre outros.

Baixe o app da TruckHelp e encontre a oficina mais próxima para sua manutenção de qualidade!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.