NOVEMBRO AZUL: Caminhoneiros podem ter mais chances de desenvolver câncer de próstata, previna-se!

Um estudo realizado na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, mostra que pessoas que passam muito tempo dirigindo podem ter mais chances de ter câncer de próstata. A pesquisa que trouxe esse resultado analisou dados de 2132 homens. Todos eles faziam parte de um programa de tratamento de câncer de próstata.

Perguntaram para essas pessoas suas ocupações e seus históricos profissionais. Os resultados mostraram que os caminhoneiros, que passam a maior parte de seu tempo dirigindo, apresentavam quatro vezes mais chances de ter tumor na próstata do que aqueles que desempenhavam outras funções.

Isso acontece, segundo os cientistas, por causa da vibração provocada no corpo pelo motor do caminhão. A teoria é de que esse tremor pode resultar na inflamação da glândula da próstata, o que poderia causar a doença.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.

Boa parte dos cânceres de próstata não apresenta sinais no começo, mas, mesmo assim, existem casos em que problemas são perceptíveis:

  • ardência, dor e urgência para urinar;
  • aumento da quantidade de idas ao banheiro durante a madrugada;
  • sangue na urina;
  • sensação de bexiga não esvaziada por completo;
  • diminuição da pressão do jato da urina;
  • demora para liberar a urina;
  • interrupções involuntárias em meio ao ato de urinar.

O preconceito envolvendo o exame de toque é extremamente prejudicial para a população masculina. Um dos pilares do Novembro Azul mora na desconstrução da esdrúxula ideia de que se trata de algo vergonhoso, por exemplo. Sempre realizado em consultório e de acordo com todas as diretrizes profissionais da medicina, o teste é primordial para a detecção do câncer de próstata. O urologista responsável consegue, pelo toque, identificar a presença de nódulos na região, avaliando também a consistência do órgão.

A importância da consulta anual ao médico, especialmente a partir dos 50 anos de idade — ou dos 45, quando há casos prévios da doença na família —, cumpre uma função essencial. Já observamos no texto que, quanto mais cedo o diagnóstico, mais promissor é o tratamento.

Cuidados no dia a dia do caminhoneiro

A vida na boleia pode ser um pouco atrapalhada pelo tempo passado nas estradas ao redor do país. Mesmo assim, a comunidade dos caminhoneiros tem um poder muito grande para conscientizar as pessoas e tornar o Novembro Azul ainda mais efetivo. O primeiro passo do caminhoneiro é cuidar de si. Procure acrescentar a atividade física ao seu cotidiano, inclusive durante paradas de trajetos mais longos, por exemplo. Sobre a alimentação, dá para usar as famosas marmitas e desenvolver rotinas com horários específicos para comer.

Além disso, claro, é preciso marcar presença constante no consultório de um urologista e, quando necessário, fazer o exame de toque. 

Fonte: Blog do Caminhoneiro e Sansuy

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.