Lona de freio de caminhão: veja aqui as principais dúvidas

A lona de freio do caminhão faz parte de um sistema crucial desses veículos, o de frenagem. A sua manutenção incorreta pode colocar em risco a vida do condutor, os bens que estão sendo transportados, bem como a segurança de outras pessoas que trafegam por uma mesma via.

Nesse sentido, é fundamental que aqueles que trabalham com transporte, sejam eles frotistas ou o próprio caminhoneiro, conheçam a importância da manutenção dessa peça e, principalmente, como fazer isso de forma eficiente.

Neste artigo, mostraremos as principais indicações para que você possa favorecer o aumento da vida útil da lona de freio de seu veículo. Acompanhe!

Quais são as consequências da falta de manutenção na lona de freio?

Os sistemas de freios dos caminhões avançaram muito nos últimos anos. Apesar de isso ser excelente, esse mesmo motivo acabou gerando maior necessidade de manutenção desses elementos, principalmente para garantir o aumento do seu tempo de vida útil.

A falta de manutenção deles pode acarretar em custos para o profissional ou frotista. O problema é capaz de deixá-lo simplesmente sem poder rodar até que seja solucionado. Além disso, existe um risco ainda maior e mais sério que está relacionado com a segurança do motorista e de toda a sociedade.

Como funciona o sistema de freios?

A frenagem de um caminhão inicia-se no momento em que o motorista pisa no pedal, o primeiro elemento deste complexo sistema. Em seguida, temos o hidrovácuo que multiplica a força empregada no pedal e passa para todos os demais sistemas.

Existe também o fluído de freio que é carregado pelo sistema por meio de outro elemento chamado de cilindro mestre. Em todo esse sistema existe a utilização de mangueiras e canos que suportam todo o atrito e acionamento frequente do sistema de frenagem.

Esses elementos acionam a lona de freio que, por fim, cria a fricção necessária para que o veículo possa desacelerar e parar. Ela é feita de um material especial que cria a resistência entre o disco ou o tambor e interrompe gradualmente o seu movimento.

Qual tem o melhor desempenho: lona de freio ou pastilha?

Além da lona, alguns veículos podem ter outro elemento para fazer este atrito que mencionamos, a pastilha. Esses elementos são muito utilizados em veículos menores, como automóveis e caminhonetes.

Geralmente, para os caminhões e carretas, as lonas costumam ter um desempenho menor e são mais comuns de serem encontradas.

Qual a importância da correta manutenção da lona de freio do caminhão?

A manutenção desse elemento é fundamental para garantir que o sistema funcione corretamente e, principalmente, por um bom tempo. Apesar de existirem elementos mais tecnológicos e com um amplo tempo de vida útil, a manutenção preventiva é fundamental para garantir que o período de utilização fornecido pelo fabricante possa ocorrer efetivamente.

Como você pode perceber, a lona de freio do caminhão precisa passar por manutenções frequentes para que o sistema de frenagem do veículo funcione de forma eficiente, garantindo a segurança do motorista e demais pessoas.

Se você gostou deste artigo e quer continuar agregando conhecimento sobre outros assuntos da sua área, veja o post que preparamos. Nele, mostraremos as principais regras para amarração de carga.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.