Saiba como a gestão de oficina mecânica pode ajudar você a vender mais!
O seu cliente precisa de uma peça que está em falta no estoque? Não foi possível atendê-lo no prazo previsto? A demora no envio do orçamento levou o consumidor à desistência? Esses são alguns dos problemas que podem comprometer os seus resultados. Por isso, manter uma boa gestão de oficina mecânica é essencial para garantir a rentabilidade e a qualidade do atendimento.
Claro que vender mais é um dos principais objetivos do setor. No entanto, não basta formalizar a venda. É preciso fidelizar o cliente, o que só acontece quando a empresa conquista a sua confiança. Para tanto, é necessário oferecer qualidade no serviço, agilidade, bom atendimento e canais eficientes para o esclarecimento de dúvidas e a troca de informações.
Quer descobrir como fazer uma gestão mais eficaz de sua oficina? Então, continue a leitura do nosso post!
Entenda por que a boa gestão de oficina mecânica é um diferencial
Quando o cliente procura uma oficina com um problema em seu veículo, normalmente tem pressa. Afinal, ninguém quer ficar com o caminhão parado, não é? Por esse motivo, a agilidade no atendimento faz toda a diferença. Isso mostra que algumas questões, como controle de estoques e treinamento da equipe, são essenciais para o bom desempenho.
No caso do estoque, a organização agiliza o reparo e também a elaboração do orçamento. Afinal, quando a oficina não tem a peça necessária, é difícil prever, com exatidão, o prazo para que o reparo no veículo seja executado. Além disso, ao fazer uma nova compra do componente, o preço pode ser diferente, elevando o custo para o cliente.
Esse é um dos principais exemplos que demonstram a importância da boa gestão da oficina. No entanto, não é o único fator de preferência (ou de escolha) por parte dos consumidores. Não raro, os clientes optam por fazer os reparos em ambientes mais agradáveis, limpos e que ofereçam bom atendimento.
A imagem da oficina mecânica suja e desorganizada é coisa do passado. Quem está aguardando um orçamento ou mesmo o reparo do veículo deseja um local seguro, com área para estacionamento, sanitários e algum entretenimento, como televisão ou wi-fi.
Em tempos de pandemia, é recomendável, ainda, que existam dispensers de álcool em gel ou um local adequado para a lavagem das mãos. Os funcionários, por sua vez, devem adotar medidas de segurança e cuidados extras de higienização, especialmente ao entrarem no veículo.
Saiba como fazer a gestão da oficina mecânica
Como você percebeu, uma gestão eficiente é essencial para promover o melhor atendimento ao cliente e, com isso, garantir a sua fidelização. Afinal, quando satisfeito, o consumidor tende a retornar sempre que necessário.
Confira, a seguir, as dicas para melhorar a gestão de sua oficina!
Controle o estoque
Essa pode parecer uma informação básica, mas é o princípio da boa gestão. É fundamental saber o que entra e o que sai do seu estoque, sejam peças e componentes, sejam ferramentas e equipamentos utilizados nos reparos.
Peças armazenadas por mais tempo devem ser analisadas com cautela. É possível que estejam obsoletas, o que indica pouco giro. Nesse caso, não vale a pena manter uma grande quantidade em estoque — a menos que a oficina trabalhe com veículos específicos, que utilizam exatamente esse componente.
Em qualquer outra situação, o ideal é analisar quais são os itens com maior demanda e garantir uma reposição frequente do estoque, mantendo também os preços atualizados.
Melhore o atendimento
Você sabia que não basta ter um estoque completo, se o atendimento for ineficiente? Sim, o cliente pode desistir de fazer o serviço em sua oficina pela demora no orçamento ou mesmo pela falta de esclarecimentos.
Assim, a equipe responsável pelo atendimento precisa ser qualificada e ágil. Vale lembrar que a tecnologia automotiva se desenvolveu muito nos últimos anos e a mão de obra precisa acompanhar essa evolução.
Por isso, vale a pena investir em treinamento técnico dos colaboradores e também em regras de relacionamento com o cliente. Educação, atenção, simpatia, empatia com o problema apresentado e urgência, entre outros aspectos, fazem muita diferença.
Faça um bom programa de marketing
Você pode pensar que uma oficina mecânica não necessita de marketing para atrair clientes — mas esse é um grande equívoco. Além do bom trabalho presencial, existem várias estratégias para divulgar o seu negócio e atingir um número maior de clientes. A visibilidade depende de alguns aspectos, tais como:
- recomendações de outros clientes;
- boas resenhas online (que são possíveis quando a empresa tem presença digital);
- atendimento eficiente no pós-venda, mantendo um cadastro de clientes e enviando comunicados, de acordo com as preferências determinadas no preenchimento do cadastro. Tais informes podem conter promoções; avisos sobre datas de manutenção, necessidade de troca de componentes e revisões periódicas, entre outras;
- uso de uma plataforma de relacionamento com os clientes, como a TruckHelp.
Mantenha um canal eficiente de reposição de autopeças
Uma estratégia interessante é manter um canal de comunicação por meio de aplicativos direcionados a caminhoneiros, frotistas e prestadores de serviços de transporte. Existem ferramentas, como a TruckHelp, que conectam oficinas, à clientes e fornecedores de autopeças, agilizando o serviço e garantindo a eficiência do processo.
No caso das oficinas, o grande benefício é atingir vários clientes por meio de uma mesma plataforma. As empresas cadastradas conseguem manter uma comunicação direta com os clientes, recebendo todos os pedidos de orçamento registrados na plataforma, além de haver a possibilidade de fazer anúncios personalizados para o seu público-alvo e encaminhar promoções específicas.
Faça uma boa gestão financeira
Além de todos esses detalhes, é importante ter um bom planejamento financeiro. Mesmo no caso de empresas menores, um dos maiores erros que comprometem o crescimento e o desempenho do negócio é misturar as finanças pessoais e as comerciais.
Assim, adote boas práticas de controle de recursos, contabilizando todas as entradas e saídas, bem como prazos de pagamentos, incidência de tributos, remuneração dos funcionários, entre outros. Com uma gestão financeira eficiente, a oficina conseguirá recursos para investir no crescimento do negócio.
Destaque-se da concorrência
As oficinas mecânicas estão em um segmento altamente concorrencial, com grande diversidade de empresas — desde as menores e tradicionais até negócios maiores e que utilizam as mais modernas tecnologias. Para se destacar no setor, é fundamental investir na qualidade técnica, no bom atendimento e em boas práticas.
Existem muitos desafios para manter a competitividade nesse mercado, mas, como você pôde ver, seguindo as nossas dicas de gestão de oficina mecânica, os clientes ficarão satisfeitos e o retorno será maior.
Gostou de nossas sugestões para impulsionar o seu negócio? Então, continue a sua visita à nossa página e saiba como atrair mais clientes!