Atenção redobrada nas saídas de postos, fazendas e armazéns

O recado do nosso último vídeo da série “Dicas de Rodagem” vai para todos os motoristas e pilotos e não só para os amigos caminhoneiros. Os trevos são palcos de acidentes constantes, muitos deles fatais, então redobre a sua atenção ao passar pelas entradas e saídas de postos, armazéns e fazendas.

É necessário se prender não apenas nos limites de velocidades que foram estabelecidos pelo Código de Trânsito Brasileiro, mas também ter sensatez e se adequar de acordo com a situação em que elas se encontrarem. Os municípios, estados e órgãos responsáveis por determinada área possuem autonomia para identificar essas exceções, pois o CTB estabeleceu limites para que se pudesse ter uma lei em que se apoiar e conscientizar os condutores da velocidade em que devem estar. Os limites de velocidade existem para a proteção de um bem comum social: a segurança no trânsito.

Quais os motivos para respeitar os limites de velocidade?

  1. Evitar o caos social. Já imaginou trafegar em uma área onde se pode andar em qualquer velocidade? É completamente impossível de garantir segurança alguma.
  2. Tempo de reação. O cérebro demora pelo menos um segundo para reagir a algum estímulo, um segundo é tempo suficiente para percorrer 22 metros em uma velocidade de 80 km/h.
  3. Frenagem controlada. Em uma emergência é necessário que o motorista tenha algum tempo, infelizmente o automóvel pode demorar a responder ao freio. Caminhões e veículos pesados tem um tempo de resposta maior e por isso devem se manter em velocidades menores.
  4. Evitar acidentes. É preciso que as pessoas se conscientizem e percebam que o acidente ocorre, na maior parte das vezes por imprudência e desrespeito as regras de trânsito.
  5. Multas e licença para dirigir. Custa caro desrespeitar os limites de velocidade, e pode até gerar perda da licença para dirigir,

Fonte: https://www.educacao.cc/transito/limites-de-velocidades-nas-vias-urbanas-estradas-e-rodovias.html

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.