Descubra agora as principais informações sobre amarração de carga

A amarração de cargas é uma importante etapa da preparação de uma viagem. É ela quem garantirá que os bens transportados pelo caminhoneiro chegarão até o seu destino com o máximo de segurança.

Além de proteger a carga, ela também é fundamental para garantir a segurança dos demais profissionais e condutores que trafegam pela via, além da própria segurança do motorista. Quer saber mais sobre como fazer isso?

Então, confira este artigo que preparamos para você. Nele, mostraremos as principais regras sobre amarração de cargas que precisam ser observadas. Acompanhe!

Por que é importante prestar atenção à amarração de cargas?

Muitos acidentes de trânsito são ocasionados pela amarração indevida de cargas. Alguns podem até não ser gerados por esse fator, entretanto, o fato de os bens transportados não estarem devidamente seguros acaba contribuindo para o agravamento da situação.

Além do risco de perda do material transportado, a amarração incorreta de cargas, sem seguir as normas do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), ainda pode colocar em risco a vida dos que trafegam pela via, bem como a do próprio motorista.

Portanto, o tempo gasto com a amarração de carga e o valor que é disponibilizado para a compra de equipamentos para essa finalidade devem ser encarados como um investimento em segurança, que contribuirá para a redução de acidentes na estrada.

Quais são as regras para amarração de cargas?

Agora, discorreremos um pouco mais sobre as regras para amarração de cargas. Em 2015, o CONTRAN editou uma norma que alterou alguns pontos desse procedimento. O primeiro deles é a obrigatoriedade da utilização de cintas ou correntes de aço.

As cordas são utilizadas apenas para prender a lona sobre a carga e evitar que ela se perca no caminho, entretanto, ela também acaba se tornando um item de segurança importante, pois, caso a lona saia do caminhão e atinja outro veículo, ela pode eliminar totalmente a visão deste.

Além disso, a amarração de carga deve ser feita com elementos que tenham uma resistência mínima de duas vezes o peso da carga transportada, podendo, inclusive, utilizar dispositivos adicionais, como redes, mantas de atrito, bloqueadores, separados e protetores.

Além disso, é preciso prestar atenção a outros detalhes. Veículos com carroceria aberta só podem ter os acessórios de amarração passados pelo lado externo da carroceria. Os que transportam cargas fracionadas precisam que as peças possuam, no mínimo, quatro pontos para amarração.

Os que transportam cargas indivisíveis, que têm peso e dimensões acima do que é determinado pela lei, devem dispor de um veículo especial com dimensões, suspensão e direção apropriadas ao bem que está sendo transportado.

Além disso, o caminhoneiro também deve observar bem as características da estrada em que vai percorrer para fazer as devidas amarrações da carga.

Como gerenciar esse procedimento de forma eficiente?

Também é fundamental que você saiba gerenciar bem todas as suas viagens para que consiga chegar aos seus destinos com o máximo de segurança e tranquilidade. Adotar medidas preventivas, como a amarração de cargas, é fundamental para evitar prejuízos futuros.

A grande notícia é que atualmente existem ferramentas tecnológicas que facilitam em muito o dia a dia do caminhoneiro e do frotista, como aplicativos que fornecem informações de acordo com o trecho, tais como: oficinas mecânicas, autopeças e outros estabelecimentos que auxiliam na viagem.

Como você pode perceber, a amarração de cargas é uma etapa fundamental de uma viagem e precisa ser observada com o máximo de cuidado pelos responsáveis pelo transporte e principalmente pelo motorista.

Gostou destas informações? Quer conhecer um pouco mais sobre o aplicativo da TruckHelp? Então, entre em nosso site e confira as soluções que temos para você.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.