Não esqueça de usar a seta no trânsito!
A dica não é somente para o caminhoneiro. O recado hoje é para todos os motoristas que dirigem tanto na cidade quanto nas rodovias do país.
Dirigir é uma das atividades que mais exigem atenção das pessoas, já que pequenas distrações podem causar acidentes. Mas, algumas ferramentas auxiliam a ter uma direção mais segura, como as setas de indicação de troca de faixa.
Não são raros os casos de motoristas que foram surpreendidos por ultrapassagens bruscas e inesperadas, por conta dessas mudanças de faixa e direção sem a devida sinalização.
Como prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o uso da seta é obrigatório para todos os motoristas e deixar de usá-la é considerado uma infração grave, o que gera multa de R$ 195,23 e cinco pontos na habilitação.
O pensamento ideal é que o motorista sempre precisa ver e ser visto no trânsito. Até por conta disso, é imprescindível que o dono do veículo verifique sempre se todo o sistema de iluminação do carro está em total funcionamento e em boas condições.
Ainda é importante lembrar que quando o motorista atinge 20 pontos na carteira, a sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é suspensa por seis meses.
A suspensão começa a valer a partir do momento que o motorista entrega sua habilitação ao Detran. Após cumprir o prazo, é preciso fazer um curso de reciclagem e, quando passar na nova prova, o motorista recebe a habilitação de volta.
Agora um toque para você caminhoneiro: Fique atento a manutenção da parte elétrica de seu veículo. É primordial, para um motorista profissional, manter sua ferramenta de trabalho o mais perfeita possível, verificando diariamente os vários sistemas do caminhão, como iluminação e elétrica, pneus, sistema pneumático, freios e etc.
Gastar alguns minutinhos verificando diariamente esses itens pode economizar muita dor de cabeça, e demonstra profissionalismo em relação à profissão.
No trânsito é sempre importante ter uma atitude de segurança, e manter o caminhão em dia é uma das mais importantes.
Fonte: https://blogdocaminhoneiro.com/2019/02/cuide-do-seu-caminhao/