Saiba de uma vez por todas como organizar estoque de autopeças
Para conseguir atender aos clientes de maneira eficiente, é fundamental ter um bom controle de todos os produtos disponíveis. Assim, fica mais fácil identificar os itens com maior procura e planejar sua reposição, garantindo que as mercadorias estejam sempre disponíveis. Por isso, é importante saber como organizar o estoque de autopeças.
A gestão adequada dos produtos em estoque está diretamente relacionada aos resultados do negócio. Afinal, ao manter sua loja abastecida, você atende as demandas dos clientes e não perde oportunidades de venda. Além disso, a organização permite a identificação de itens com baixo giro e evita compras desnecessárias.
Continue a leitura de nosso post para entender como manter, de forma funcional, um estoque na oficina de acordo com as demandas de seu público!
Qual a importância de organizar o estoque na oficina?
Uma boa gestão de estoques é essencial em qualquer perfil de negócio, inclusive para as oficinas. Imagine, por exemplo, que o seu cliente necessite, com urgência, de uma determinada peça e você tenha dificuldades em identificar se ela está disponível. Provavelmente, a pessoa interessada no produto buscará outro fornecedor.
Com isso, sua oficina não somente deixa de fornecer a peça em questão, como também corre o risco de perder o cliente. Além disso, o componente não vendido acaba ficando encalhado no estoque, sem trazer rentabilidade para a empresa.
Esse controle está relacionado diretamente aos custos de fornecedores e dos produtos. Coma a gestão efetiva, é possível negociar melhores preços, agilizar os atendimentos e impulsionar a rentabilidade da oficina. Sem isso, o risco de acumular prejuízos é muito grande.
Como organizar o estoque de autopeças?
Como você percebeu, não administrar corretamente o estoque faz com que o seu negócio não seja competitivo. Por isso, confira as dicas para fazer uma boa gestão!
Analise as principais demandas dos clientes
Observe quais são os produtos com maior giro antes de fazer novas compras. Assim, é possível evitar a chamada quebra de estoque (ou seja, falta do item) e também a compra excessiva de mercadorias com baixa demanda.
Vale a pena também observar situações específicas do mercado. Por exemplo, o aumento do teor de biodiesel no diesel (atualmente em 12%, mistura que passou a vigorar em março) pode levar à formação de depósitos e entupimentos nos bicos injetores dos veículos, entre outros. Assim, é importante estar preparado para atender clientes com esse tipo de problema.
Posicione as peças estrategicamente
Ao fazer compras para repor os estoques, procure organizar os produtos conforme categorias, facilitando o acesso e visualização. Anote em uma planilha a quantidade de itens comprados, códigos e valores.
Controle entradas e saídas de produtos
Sempre que uma unidade for comercializada, é importante dar baixa no estoque, mantendo um controle mais efetivo. Quando você registra tudo o que entra e o que sai, fica mais simples fazer a boa gestão, além de facilitar decisões sobre novas compras.
Use a tecnologia
Além de qualificar seus funcionários e orientar sobre os procedimentos de registro, categorização e controle de produtos, invista em tecnologia para manter todas as informações à mão.
Com a ajuda de softwares específicos, ou mesmo com uma boa planilha, é possível visualizar de maneira simples vários indicadores, como quantidade de vendas, gráfico de preços ao longo de determinados períodos, marcas mais procuradas, itens com melhor qualidade, prazos de manutenção, entre outros.
Todos esses registros contribuem para a organização do estoque na oficina e melhor atendimento aos clientes, impulsionando a rentabilidade do negócio. Saber como organizar o estoque de autopeças é uma estratégia fundamental para a competitividade da empresa.
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